LANÇAMENTO DO LIVRO “LOCATELLI NO BRASIL”

Prof. Dr. Luiz Ernesto Brambatti

CONFERÊNCIA SOBRE O PINTOR ALDO LOCATELLI E

LANÇAMENTO DO LIVRO “LOCATELLI NO BRASIL”

 

Dia 21 de outubro de 2009

Porto Alegre – RS

Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo

Horário:19 hs.

 

            A pintura mural no Rio Grande do Sul através do expoente máximo Aldo Locatelli será o tema da conferência que o Prof. Dr. Luiz Ernesto Brambatti ( 54 anos) fará no próximo dia 21 de outubro, as 19 hs, no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo.  A conferência contará ainda com a presença de Roberto Locatelli, filho de Aldo, que falará sobre a biografia de seu pai, conhecido como o “mago das cores”. Na ocasião será feito também o lançamento da obra “Locatelli no Brasil”, um catálogo comentado das pinturas do artista Bergamasco.

            O livro apresenta 598 fotografias das obras do pintor, em 200 páginas coloridas, com comentários em português e italiano, o que torna a leitura ainda mais atraente, além das formas e  cores das magníficas pinturas.

            Luiz Brambatti é sociólogo e filósofo, professor do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul e já havia publicado uma obra sobre Locatelli em 2003, abordando as pinturas murais de Caxias do Sul. Neste livro, financiado pela Lei Rouanet, com patrocínio da CEEE e da ELETROBRÁS, Brambatti procura apresentar as pinturas murais e quadros de Locatelli na sua forma completa e não apenas detalhes, o que enriquece ainda mais a publicação, tornando-a didática, destinando-se aos amantes e estudiosos da Arte e admiradores da obra de Aldo Locatelli. “Algumas são obras inéditas, que nunca foram publicadas no Brasil”, afirma Brambatti, que pesquisou durante 3 anos sobre a vida e obra de Aldo Locatelli no Brasil e na Itália.

            A primeira parte do livro contém a biografia de Aldo Locatelli e o seu o trabalho artístico antes de vir ao Brasil, no seu processo formativo, quando atuou na Escola de Andréa Fantoni, trabalhou com o grande restaurador italiano Fermo Taragni. Apresenta ainda  fotos de quadros e murais  em Villa D’Almè, junto aos familiares de Aldo Locatelli.

A segunda parte do livro contém os trabalhos de Locatelli no Brasil, iniciando por Pelotas, o mural do Aeroporto Salgado Filho e as pinturas da Escola de Belas Artes de Pelotas, hoje no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo-MALG. Na seqüência,  destaca os trabalhos em Porto Alegre, no Instituto de Artes da UFRGS, no Palácio Piratini, na Igreja Santa Terezinha e outras pinturas na capital. Em seguinda, apresenta os trabalhos nas outras cidades, como Novo Hamburgo, Santa Maria, Itajaí, em parceria com Emilio Sessa. O livro contém ainda algumas entrevistas com ex-alunos e pessoas que conviveram com Locatelli.

 

A Obra de Aldo Locatelli

           As obras  de Aldo Locatelli no Brasil se tornam cada  vez mais uma referência em pintura mural, principalmente da pintura  sacra, sendo conhecido como o “mago das cores”. Anualmente ultrapassam  500 mil visitantes na  Igreja de São Pelegrino, para ver suas obras, comparadas em grandeza e  arte, à  capela Sixtina do Vaticano, em quem se inspirou Aldo Locatelli  nos seus afrescos, como seguidor de Michelângelo. O que Aleijadinho representa para  a escultura barroca religiosa do Brasil, Locatelli representa para  a pintura mural, ao lado de Cândido Portinari.

          O pincel de Locatelli exprimiu a forma, num êxtase de alcançar a perfeição.  Não fossem seus traços, as expressões, capaz de brincar  com os elementos e as figuras, e da variedade dos estilos, do classicismo ao expressionismo, as formas e as cores tão próprias de sua arte, Locatelli não seria  venerado na  arte mural contemporânea.

            Na igreja de São Pelegrino, Aldo Locatelli está imortalizado, assim como Michelangelo na Capela Sixtina. A pintura  dos quadros do Dies Irae no teto, ao lado do Juízo Final, coloca-o  ao lado dos grandes artistas da música, Giuseppe Verdi e Mozart, que deram melodia ao hino de funerais mas Locatelli o materializou  de forma única e inédita, com 36 quadros de beleza única. Há  uma tríade de arte sacra que se comunica no interior da igreja, propositalmente:  A morte e o suplicio de Jesus Cristo na Via Sacra, como a lembrar aos cristãos a morte do filho de Deus; o hino de réquiem, como se estivesse a cantar eternamente o Dia do juízo, e a pintura do Juízo final, no teto, onde Jesus aparece em toda a sua luz de  ressuscitado, reacendendo a esperança dos fiéis na Ressurreição.

As obras de Aldo Locatelli, sem dúvida, constituem importante aporte artístico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul.  A grandeza das pinturas de Locatelli transformou-se numa das maiores riquezas do patrimônio histórico do estado e, sem dúvida, no segmento da pintura religiosa, uma das maiores  expressões do Brasil.  “Locatelli soube cativar o povo gaúcho, da prece ao chimarrão”, como afirma Jorge Karan, da Sala de Arte de Porto Alegre.

Como pintor muralista, Locatelli começa sua obra na concepção do desenho, denominado de “estudo prévio”. É no estudo que o espírito age. Depois será apenas a técnica do artista. A concepção contém a forma e se expressa no desenho a crayon. “O espírito define a própria estética: do surpreendente  verismo paleolítico  até o realismo  plástico e sentido monumental dos egípcios; da admirada e sempre compreendida estética grega , que deu à humanidade o vértice da beleza visual,..em que a estética  eleva-nos ao oculto mundo sobrenatural”

O mural, para Locatelli, foi criado como função estética e decorativa de ambientes  arquitetônicos, como elemento de beleza, para enriquecer espaços, volumes e linhas. O artista e o artesão são co-criadores, com os arquitetos, na criação dos ambientes.

Locatelli preferia utilizar materiais puros e técnicas clássicas, ao invés  do cimento  e produtos industrializados, que ao final “alterava as cores e com pouca pureza”. Já o incausto utiliza a cera quente sobre as pinturas, dando um resultado plástico  ótimo, semelhante ao esmalte. Locatelli utilizava a abstração e a geometria para ordenar a composição figurativa, que o levou  à “revolta informal do expressionismo abstrato”, permitindo ritmos dinâmicos nos murais, contrastantes, quando se tratava de dar maior dramaticidade, ou mesmo imponente, ao criar figuras  de caráter majestoso, austero e monumental. Segundo Locatelli, o tema indica o ritmo e a atmosfera, ou seja, a ambientação da cor  e das tonalidades, que permanecem em sintonia com  o ritmo estético. A atmosfera pode ser serena, movimentada ou dramática. O mural exige tema, composição e cor, em cuja liberdade o artista manifesta sua criação.

A estética da figura, Locatelli atribui três sentidos de interpretação: o arquitetônico, como parte da ambientação e das formas estruturais, cores e bordas onde o mural estará inserido, elevando as figuras para as formas monumentais, dando formas estruturais ao figurativo; o espiritual, como a manifestação abstrata da mensagem e da comunicação que o mural irá apresentar, em favor de um sentido de vida interior, que o artista capta na figura humana, a intencionalidade do expressionismo; e a exaltação da natureza como beleza, ou seja, capaz de despertar o sentido estético do olhar do observador. Locatelli afirma que “este é o sentido mais  acessível e menos profunda ao observador, mas tecnicamente o mais difícil de conseguir, pois permite exprimir a maravilha na sua exaltação de vida e de beleza do físico humano como natureza”.

Segue o caminho de Giotto, de Tiepolo, Masaccio e Michelângelo, Piero della Francesca, a quem atribui o mérito de criar valores estéticos insuperáveis  em que o humano consegue a beleza do viver eterno. A Michelangelo atribui, nos temas bíblicos, desencadear um verdadeiro furacão de violência em expressão plástica. Entende Locatelli que  só no homem e no seu credo fervoroso em Deus, o gênio do mestre Michelangelo  pôde  encontrar o transporte para criar sobre a parede do teto da Capela Sixtina a mensagem estética que domina a História das Artes.

Ao artista não cabe simplesmente retratar um episódio, um fato. Isto seria apenas descrição, documentação, ilustração, aquilo que a fotografia cumpre com fidelidade. O artista navega na criação plástica pura.

 

 “Se o homem avança velozmente na Ciência, no conforto do progresso material, o espírito se repete, porque é eterno como eterna é a obra de arte” ( LOCATELLI,Tesi de Concurso, 1955)

 

Contato:

Luiz Ernesto Brambatti

lebramba@ucs.br

54 9924 56 39  ou  54  3228 5494

 


14 Respostas to “LANÇAMENTO DO LIVRO “LOCATELLI NO BRASIL””

  1. Felipe Ribeiro Says:

    Sou estudante de História da PUCRS e irei comprar a obra para usar de fonte nos meus trabalhos.

  2. Ricardo Moraes Says:

    A chance de ver obras inéditas do Locatelli serão fundamentais na compra do livro.

  3. Ricardo Moraes Says:

    A chance de ver obras inéditas serão fundamentais na compra do livro.

  4. Julia Spolidoro Says:

    Nossa turma de Artes aqui da UFRGS vamos certo, admiramos muito a obra de Locatelli…

  5. Rafael Medeiros Says:

    Me interessei pela Conferência, qual o preço do livro?

  6. Ana Mattos Says:

    Eu liguei para CEEE e eles disseram que não precisa reservar os lugares, sendo assim vou chegar mais cedo para garantir o meu 🙂

  7. Evandro Says:

    Eu ví o cartaz lá na Arquitetura da UFRGS e me interessei pela Conferencia e aquisição do livro. Já ví pinturas arquitetônicas deslumbrantes dele. É uma boa…

  8. Andressa Matos Says:

    Boa oportunidade de aprimorar meus conhecimentos. Vamo lá galera!

  9. locatellinobrasil Says:

    Acompanhem o twitter.com/locatellibr

  10. antonio rodrigues Says:

    gente,
    gostaria de reproduzir as 15 figuras da via sacra do
    Locatelli para fazer via sacra luminosa aqui em Itaqui, na semana que vem, 21 de abril de 2011.
    vamos ter orquestra e luz de velas.

    serao 5 quarteiroes. vamos citar as fontes claro e divulgar este grande artista ao qual conheci na igreja santo pelegrion em caxias, em pelotas, em porto alegre.
    grato,

    antono rodrigues
    54 9939 9129

  11. masajes alicante Says:

    Muy Interesante

  12. blogfashionuptodate.wordpress.com Says:

    What’s up, this weekend is pleasant designed for me, because this time
    i am reading this enormous informative post here at my
    home.

Deixe um comentário